Desconto em compras online

Cupom de Desconto

HEAP UP Responda e ganhe.

25 julho 2011

Aplicações Maliciosas de app.


Uma aplicação maliciosa (em “app”) é um software que infecta smartphones com um vírus ou spyware quando instalado.
Como funciona?
Os criminosos cibernéticos criam aplicações que são projetadas para roubar seus dados pessoais ou danificar seu dispositivo de diversas maneiras.
Mais comumente, as aplicações maliciosas podem ser usadas para instalar spyware ou snoopware que podem ser usados para coletar suas informações pessoais – incluindo senhas, listas de contatos, e-mails, mensagens de texto e até mesmo seu local físico – e enviá-las para servidores remotos operados por autores de malware.
Elas também podem ser usadas para anúncios móveis ilícitos, similares aos pop-ups em um PC contaminado por vírus. Além disso, as aplicações também podem ser utilizadas para inflar as contas de SMS ou telefônicas por meio da discagem ou geração de textos utilizando Trojans, sem o seu conhecimento. Elas são cobranças legítimas que virão discriminadas assim que você receber a sua fatura.
Exemplos recentes de malware em dispositivos móveis incluem o RootCager (um rootkit para Android que tenta transformar seu telefone em um botnet), Android.Walkinwat (uma aplicação falsa que solicita permissão para acessar suas mensagens e informações) e o FakePlayer.A e FakePlayer.B (Trojans discadores/geradores de texto).
Fatos/Estatísticas
De acordo com o 16o Relatório de Ameaças de Segurança na Internet da Symantec, as vulnerabilidades em dispositivos móveis aumentaram 42 por cento de 2009 a 2010.
Aplicações maliciosas estão se tornando cada vez mais sofisticadas. Em janeiro de 2011, os pesquisadores descobriram um vírus conhecido como “Geinimi” que levanta detalhes sobre os telefones, incluindo a localidade, e então envia as informações para servidores remotos.
Dicas
• Proteja seu telefone com senha
• Seja cuidadoso no que se refere a permissões de aplicações em todas as novas aplicações instaladas e upgrades
• Ative a criptografia no telefone caso estiver disponível para proteger melhor os seus dados
• Você deverá ter o mesmo nível de cautela que possui com um PC ou laptop quando encontrar uma mensagem de SMS/MMS estranha ou uma solicitação de conexão não solicitada via Bluetooth
• Você pode utilizar softwares de segurança para proteger o seu telefone contra malware e spam e software antifurto para bloquear e limpar remotamente seu telefone quando ele for perdido ou roubado
Fonte: Techlider

Nenhum comentário:

Postar um comentário